“O Orçamento é ferramenta de controle por
excelência de todo o processo operacional da empresa, pois envolve todos os
setores da companhia.”¹
Podemos considerar o orçamento como a principal ferramenta da gestão empresarial, pois ele “consiste basicamente em quantificar monetariamente aquilo que se pretende formar ou adquirir em um determinado período de tempo, ou seja, uma visão imaginária de onde se quer chegar, o que se pretende atingir, e de que forma esses objetivos serão alcançados. ”²
O contador Raul Cortepasse³
destacou 4 pontos fundamentais do orçamento:
- Foco no objetivo da empresa, em detrimento do objetivo setorial;
- Gestão compartilhada
- Indicadores de Desempenho
- Análise dos Indicadores
A
análise do planejado versus o realizado é uma excelente fonte de informação
para tomada de decisão, através dos indicadores de desempenho. É relevante que
a empresa ao elaborar o orçamento simule cenários possíveis e estabeleça planos
de ação no caso de acontecer algum imprevisto ao longo do exercício que venha
atrapalhar o que havia sido planejado.
Para
que um plano orçamentário tenha sucesso, ele deve estar introduzido na cultura
da organização, para que todos os membros da organização se sintam parte do
crescimento da empresa. “Ele é um exercício de aprendizado permanente e só pode
ser desenvolvido e atingir um grau de utilização eficaz se praticado.”¹
FONTES:
¹ PADOVEZE, Clóvis Luís. Controladoria Estratégica e
Operacional: conceitos, estrutura, aplicação. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
² https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_5_1247866052.pdf
³ CORTEPASSE, Raul Alves. A contabilidade e a gestão
empresarial na era da informação. Revista do Crcrs, Brasil, v. 23, p. 5-9, 2015.
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