Conforme Padoveze (2012, p. 203), "há basicamente dois tipos clássicos de orçamento: o estático e o flexível." De acordo com o autor, aquele é o mais comum.
Existem outros tipos de orçamento derivados deste dois, Ferreira e Diehl (2012), em seu estudo, fizeram uma relação dos conceitos destes orçamentos:
Além destes, Padoveze (2012) menciona o Orçamento Corrigido, o qual compreende o ajuste do orçamento quando houver alteração de preços. Para o autor este tipo de orçamento somente é aceitável quando a alteração de preços não for controlável pelos gestores, por exemplo, for proveniente de inflação ou outras alterações impostas pelo governo.
Fontes:
FERREIRA, Fernanda B.; DIEHL, Carlos A. Orçamento Empresarial e suas Relações com o Planejamento
Estratégico. Pensar Contábil, Rio de Janeiro, v. 14, n. 54, p. 48-57, 2012.
PADOVEZE, Clóvis L. Controladoria Estratégica e Operacional: conceitos, estrutura, aplicação. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
Este blog foi criado como uma ferramento de aprendizado da disciplina de Planejamento Contábil II, ministrada pela professora Wendy, do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Temos como objetivo, trazer informações de assuntos relacionados à planejamento contábil, bem como o que estiver acontecendo no mundo da contabilidade dentro e fora da Universidade. Iremos trazer nossas dicas e experiências para os alunos de contabilidade da UFRGS. Aproveite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário