Orçamento de vendas, nada mais é que o plano de vendas da empresa para um determinado período de tempo. Sua principal função é a determinação do nível de atividades futuras da empresa. Na elaboração do orçamento de vendas, são consideradas variáveis de mercado consumidor, de produção, de mercado fornecedor, de trabalho e outras variáveis de recursos financeiros, sendo que estas podem afetar em maior ou menor grau a empresa. A formulação do orçamento de vendas, requer que a definição de políticas gerias, decisões de técnicas sobre tendências de mercado para lançamento de novos produtos e serviços, a prospecção de preços, a expansão ou retração de futuros mercados de atuação, a competência, a motivação de equipes, o composto de marketing - que entra promoção, publicidade e propaganda - sejam analisados com tranquilidade.
A dificuldade para formular um orçamento de vendas, muitas vezes é devido à falta de informação necessária e também da impossibilidade de algumas variáveis. O orçamento de vendas está diretamente ligado com os seguintes itens: a capacidade do mercado de absorver produtos ou serviços, o nível de futura demanda, o potencial da equipe de vendas, o dimensionamento da produção e também as perspectivas de expansão do mercado onde a empresa irá atuar.
Enfim, o orçamento de vendas deve dizer o que a empresa deverá produzir e qual a quantidade dessa produção para que a mesma seja vendida. Sempre há nesse orçamento os seguintes objetivos: dar velocidade no atendimento ao cliente, melhorar a qualidade, assegurar o preço certo e o prazo certo, a quantidade a ser produzida. Em síntese, o produto certo, no lugar certo e no tempo certo.
Enfim, o orçamento de vendas deve dizer o que a empresa deverá produzir e qual a quantidade dessa produção para que a mesma seja vendida. Sempre há nesse orçamento os seguintes objetivos: dar velocidade no atendimento ao cliente, melhorar a qualidade, assegurar o preço certo e o prazo certo, a quantidade a ser produzida. Em síntese, o produto certo, no lugar certo e no tempo certo.
Após realizar a projeção de vendas inicia-se a elaboração do orçamento que envolve a projeção das matérias-primas, mão-de-obra direta, os custos indiretos de fabricação, de acordo com as unidades a serem vendidas e política de estoques de produtos prontos definidas pela empresa. Conseguimos entender que o orçamento de produção é uma estimativa da quantidade de bens que devem ser fabricados durante o exercício. Os passos para a elaboração do orçamento de produção envolvem estabelecer as políticas relativas aos níveis de estoque, a determinação da quantidade total de cada produto a ser fabricado, em determinado período, programar e distribuir essa produção de períodos.
O orçamento de produção bem definido e formulado, nos mostra a respeito da capacidade de produção os seguintes itens: a melhoria máxima na utilização da capacidade de produção evitando a ociosidade na capacidade produtiva e também a máxima na estabilidade da produção, prevenindo oscilações consideráveis entre os períodos de alta e baixa produção, que acarretam custos adicionais e instabilidade na mão-de-obra.
O orçamento de produção bem definido e formulado, nos mostra a respeito da capacidade de produção os seguintes itens: a melhoria máxima na utilização da capacidade de produção evitando a ociosidade na capacidade produtiva e também a máxima na estabilidade da produção, prevenindo oscilações consideráveis entre os períodos de alta e baixa produção, que acarretam custos adicionais e instabilidade na mão-de-obra.
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